O que é Business Valuation?
Também conhecido apenas como Valuation, é o processo de determinar o valor econômico de uma empresa ou ativo . Existem várias razões para avaliar um negócio, incluindo compra e venda de empresas, planejamento sucessório, disputas legais e fiscais, entre outras. As técnicas de avaliação de empresas e ativos misturam arte e ciência, usando técnicas financeiras, números e julgamentos por vezes subjetivos.
Além dos métodos possíveis para a precificação de ativos ou empresas, também existem dois tipos principais de valuation pelo método absoluto ou relativo.
Valuation Absoluto
Foca em aspectos próprios da empresa ou ativo em análise, tais como dividendos, lucros, ou fluxo de caixa. O mercado utiliza modelos como o de fluxo de caixa descontado (DCF) e o modelo de desconto de dividendos (DDM) como metodologias absolutas, de modo a determinar o valor presente de pagamentos ou fluxos de caixa futuros, e trazer os valores futuros ao presente usando uma taxa de desconto adequada.
Valuation Relativo
Funciona pela comparação com outras empresas ou ativos semelhantes, negociados no mercado ou detidos por agentes privados. Este método frequentemente envolve a utilização de múltiplos, como o múltiplo preço/lucro (P/L), para comparar a empresa em questão com outras empresas semelhantes no mesmo setor ou mercado. Por exemplo, se uma empresa tem um múltiplo P/L significativamente mais baixo do que outras empresas semelhantes no mercado, pode ser considerada subvalorizada. No entanto, é essencial entender o contexto e as razões para quaisquer discrepâncias antes de tomar decisões de investimento com base apenas em avaliações relativas.
Quais os principais métodos utilizados para Valuation de ativos ou empresas
Método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
Este método envolve a projeção dos fluxos de caixa futuros que se espera que a empresa gere. Os valores futuros dos fluxos de dinheiro são calculados usando uma taxa de desconto apropriada. Geralmente, essa taxa é o custo médio ponderado de capital (WACC). É amplamente utilizado para empresas com fluxos de caixa previsíveis e estáveis.
Método de Múltiplos de Mercado
Compara a empresa com outras empresas similares no mercado em termos de múltiplos como preço/lucro, EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), entre outros. É mais útil quando existem muitas empresas similares e comparáveis que são negociadas publicamente na bolsa de valores.
Método do Valor Patrimonial
Concentra-se no balanço contábil da empresa. O valor da empresa é determinado com base na diferença entre o valor total dos ativos e o valor total dos passivos. É mais relevante para empresas com grandes ativos tangíveis, como empresas imobiliárias ou industriais.
Método de Transações Comparáveis
Analisa transações recentes de empresas similares para inferir um valor para a empresa em questão. Essa ferramenta útil quando há muitas transações relevantes no mercado para servir como comparação.
Método de Substituição
Estima quanto custaria recriar a empresa do zero, levando em consideração todos os ativos e capacidades. essa metodologia pode ser útil para setores onde a entrada no mercado é difícil devido a barreiras elevadas.
Método de Opções Reais
Leva em consideração opções futuras que a empresa pode ter, como expandir, adiar ou abandonar projetos. Útil para empresas em setores voláteis ou para avaliação de projetos específicos com várias etapas futuras possíveis.
Ao escolher o método de avaliação mais apropriado, é essencial considerar a natureza do negócio, a indústria em que opera, a disponibilidade de informações e o propósito da avaliação. Em muitos casos, os avaliadores utilizam uma combinação de vários métodos para obter uma avaliação mais holística e robusta.